ORAÇÃO PELOS AVÓS VIVOS OU FALECIDOS

UNÇÃO DOS ENFERMOS
Fórmulas breves:

- Quem nos poderá separar do amor de Cristo? (Rom 8,35).

- Quer vivendo quer morrendo, pertencemos ao Senhor (Rom 14,8).

Nós temos no céu uma casa eterna (2Cor 5,1).

Estaremos sempre com o Senhor (1 Tes 4,17).

Veremos Deus como ele é (1Jo 3,2).

Passamos da morte à vida

porque amamos os irmãos ( 1Jo 3,14).

- A vós, Senhor, elevo a minha alma (Sl 24,1).

- O Senhor é a minha luz e a minha salvação (Sl 26,1).

Creio que hei de ver as riquezas do Senhor na terra dos vivos (Sl 26,13)

Minha alma tem sede do Deus vivo (Sl 41,3).

Ainda que atravesse o vale escuro,

não temerei o mal: estais comigo (Sl 22,4).

- Vinde, benditos de meu Pai, disse-o o Senhor Jesus;

tomai posse do reino que preparei para vós (Mt 25,34).

- Em verdade te digo:

Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso, disse o Senhor Jesus (Lc 23,43).

O QUE SÃO EXÉQUIAS

EXÉQUIAS = são ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda a Deus.

Em todos os povos e em todos os tempos encontram-se ritos relacionados com os defuntos e com os que choram a morte

de algum familiar.

Também conhecido por"Ritual de Exéquias".

VIGÍLIA OU CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

É de toda conveniência que se faça o velório de modo cristão, não apenas estando presente junto ao corpo, mas rezando

juntos.

Mesmo na ausência do sacerdote, os familiares poderão fazer uma Celebração da Palavra.

Para tanto ápresentamos um esquema que poderá ser seguido.

Saudação pelo Dirigente:

Meus irmãos, estamos aqui reunidos para rezar por N. que hoje terminou sua caminhada na terra.

Queremos agora professar nossa fé na ressurreição e elevar nossas preces ao Deus da vida para que nosso irmão (ou irmã)

N. seja acolhido (a) pelos anjos e santos no festim da eternidade.

Antífona:

«Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de misericórdia e Deus de toda consolação, que nos consola

em todas as nossas tribulações».

Salmo 129

Das profundezas, Senhor, a vós eu clamo, *

Senhor, escutai o meu apelo;

vossos ouvidos estejam bem atentos *

ao clamor de minha súplica.

Se levardes em conta, Senhor, as nossas faltas, *

Senhor, quem poderá subsistir?

Mas em vós encontra-se o perdão, *

em vós temo e espero.


- Minha alma espera no Senhor, *

em sua palavra tenho confiança;

- minha alma espera no Senhor, mais confiante*

do que o vigia esperando pela aurora.

Que o vigia espere pela aurora *

e Israel pelo Senhor!


- Porque no Senhor encontra-se a graça *

copiosa redenção,

- é ele quem redimirá Israel *

de todas as suas faltas.

Repete-se a antífona

Ou pode-se rezar o seguinte:

Ant. Lembrai-vos de mim, Senhor, em vosso Reino.


Salmo 22

O Senhor é meu pastor: *

nada me falta;

em verdes pastagens *

me faz repousar.

Ele me leva até águas tranqüilas *

e refaz as minhas forças:

pelos bons caminhos me conduz, *

por amor de seu nome.

Ainda que eu passe pelo vale da morte, †

nenhum mal temerei, *

porque estais comigo:

vosso bordão e vosso cajado *

me dão seguraça.


preparais a mesa para mim *

na presença do inimigo;

sobre minha cabeça derramais perfume, *

minha taça me enche de alegria.

Graça e ventura me seguirão *

todos os dias da minha vida;

e habitarei na casa do Senhor*

enquanto durarem os meus dias.


Encomendação e despedida

Terminada a celebração da palavra, faz-se uma "Exortação" servindo-se oportunamente de uma das fórmulas

seguintes:

Conforme o costume cristão

vamos sepultar o corpo do nosso irmão N.

Peçamos, com toda a confiança, a Deus - para quem tudo vive - que ressuscite na glória, dos santos este pobre

corpo que hoje sepultamos e acolha sua alma entre os eleitos.

Que ele alcance misericórdia no julgamento,

para que, resgatado pela morte e absolvido de seus pecados, seja reconciliado com o Pai.

E, transportado nos ombros do Bom Pastor, mereça gozar alegria eterna na companhia de Cristo Rei

com todos os seus santos.

FONTE: SACRAMENTÁRIO - EDITORA VOZES - 11ª EDIÇÃO




Aproveite e faça a diferença, pedindo para que os seus amigos se cadastrem no sitewww.padremarcelorossi.com.br.

Para que eles sejam evangelizados com orações e mensagens maravilhosas.


CADASTRE-SE!!!

Vamos formar novos amigos na Rede Eletro-Cristo com MARIA. DIVULGUE.

EVANGELIZAR = FELICIDADE, SEJA FELIZ, EVANGELIZE!

Convide também seus amigos para orar junto com você o Rosário Virtual, que esta disponível na nossa

Capela Virtual.


Ouça a Benção do Padre Marcelo Rossi. Ouvir

Amados,Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso o Pai † e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paz e bem! Fique com Deus, e Evangelizem!

Padre Marcelo Rossi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO INTERCEDENDO PELA CONVERSÃO E LIBERTAÇÃO

ORAÇÃO PEDINDO A PROTEÇÃO DO SENHOR

TERÇO DA CHAMA DE AMOR, QUEBRA DE MALDIÇÃO